• Av. Índico, 897 
  • Jd. Mar - S.B.Campo - SP
Telefone: 11 94857-1001
 (Whatsapp)
E-mail: E- bellitalialinguaecultura@gmail.com 

Blog Post

Conheça quais são os testes de proficiência no idioma italiano e como se preparar para a certificação

  • Por Associação Bell´Italia
  • 19 fev., 2019

Os certificados em italiano são destinados a cidadãos estrangeiros, aos cidadãos italianos residentes no exterior - descendentes de emigrantes italianos e aos imigrados estrangeiros na Itália.


- Para que serve?

Os exames de proficiência servem para medir o nível de conhecimento no idioma, são testes que avaliam a capacidade em se comunicar. As provas reúnem exercícios de leitura, escrita, compreensão oral e expressão oral.

São destinados aos estudantes estrangeiros que pretendem cursar em universidades italianas, os estrangeiros que requerem a autorização de residência para um longo período e aos que pretendem trabalhar na Itália em companhias internacionais pois algumas empresas podem também exigir o exame de conhecimento no idioma.

Desde dezembro de 2018, o exame de proficiência no idioma, passa a ser um requisito obrigatório nos processos de naturalização italiana.

 

  • CERTIFICAÇÃO - CILS e CELI


  • CILS  - Certificati di Lingua Italiana Università  per Stranieri di Siena

A certificação CILS é emitida pela Universidade para Estrangeiros de Siena e reconhecida pelo Ministérios de Relações Exteriores.  Cada nível avalia a capacidade de falar e escrever italiano. Serve para aqueles que pretendem estudar e trabalhar na Itália.

O certificado é dividido em seis níveis, sendo do A1 (nível principiante) até o nível C2 (proficiência). Todos os níveis têm teste de leitura e prova escrita, compreensão oral e expressão oral, e estão de acordo com as orientações definidas pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

A tabela abaixo mostra a correspondência entre os níveis da certificação CILS e aqueles propostos pelo Conselho da Europa.

 

Nível

Quadro Europeu Comum          

de Referência

Nível CILS

 Proficiente

 C2

 C1

CILS QUATTRO-C2

CILS TRE-C1

 Independente       

 B2

B1

CILS DUE-B2

CILS UNO-B1

 Usuário

A2

A1

CILS A2

 CILS A1

Fonte: cils.unistrasi.it



- Como é o exame?

As certificações de nível A1 e A2, a marcação é de 60 pontos, os níveis B1, B2, C1 e C2 a marcação é de 100 pontos. Para obter a certificação, é necessário obter uma pontuação suficiente em cada um dos cinco testes.


- Duração do teste:

A duração do teste é de acordo com cada nível:

          Nível

     Parte escrita                

Parte Oral

        A1      

     1h45 a 2h15

10 min

        A2  

     2h05 a 2h45                      

10 min

       B1

     3h40

10 min

       B2

      3h45                                    

10 min

       C1

      4h40

15 min

       C2

      3h45

15 min


- Quando
é realizado o exame?

Data das provas: Os exames são realizados duas vezes por ano em: junho e dezembro.

Inscrições: São realizadas de três a quatro meses antes das provas.

Onde fazer: A Associação Bell ´Italia tem cursos preparatórios para a certificação. A prova é realizada em instituições conveniadas no ABC.

Resultado exame: O resultado do exame é disponibilizado três meses após a sua realização.


FAÇA O CURSO PREPARATORIO CONOSCO! A BELL ´ITALIA CONTA COM EXCELENTES PROFESSORES CERTIFICADOS NA ITÁLIA E ÓTIMOS NÍVEIS DE APROVAÇÃO ENTRE OS ALUNOS NOS CERITICADOS ACIMA. INFORMAÇÕES: 11 2534-8294 OU ATRAVÉS DO EMAIL: CONTATO@BELLITALIA.ORG.BR


  • CELI (Certificado de Conhecimento de Língua Italiana) - Università per Stranieri di Perugia

A CELI é emitido pela Universidade para Estrangeiros de Perugia e reconhecida pelo Ministérios de Relações Exteriores. Cada nível certifica uma capacidade comunicativa em diferentes contextos e situações.

A certificação CELI serve para quem que estuda italiano e simplesmente quer medir sua competência, àqueles que querem entrar no mercado de trabalho, aos estudantes estrangeiros que querem se matricular em um curso universitário na Itália e aos imigrantes que querem requerer a autorização de residência para um longo período

O CELI está dividido em seis níveis, identificados pelo Quadro Europeu Comum de Referência aprovado pelo Conselho da Europa (do A1 ao C2). Cada nível certifica uma capacidade comunicativa em diferentes contextos e situações.

 

 

Nível

Quadro Europeu Comum            

de Referência

Nível CELI

   Proficiente

   C2

   C1

CELI 5

CELI 4

   Independente

  B2

  B1

CELI 3

CELI 2

    Usuário

  A2

  A1

CELI 1

CELI IMPATTO

Fonte: www.unistrapg.it


 

- Duração do teste:

Todos os níveis possuem leitura, prova escrita, compreensão oral e expressão oral. A duração do teste é de acordo com cada nível:

Nível

Parte escrita 

Compreensão Oral

    Competência Linguística

Parte Oral

CELI Impatto        

1h15

 

                                                                 

5/6 min

CELI 1

2h

20 min

 

8/10 min

CELI 2

3h40

20 min

 

10/12 min

CELI 3

2h15                            

25 min

      45 min

15 min

CELI 4

2h45

25 min

      1h15

18/20 min

CELI 5

2h45

30 min

      1h15

20 min

Fonte: www.unistrapg.it/node/3278


- Quando é realizado o exame?

Data das provas: Os exames são realizados três vezes por ano: março, junho e novembro, havendo variações conforme o nível escolhido.

Onde fazer: A Associação Bell ´Italia tem cursos preparatórios para a certificação. A prova é realizada em instituições conveniadas no ABC.


Associação Bell´Italia Língua e Cultura
www.bellitalia.org.br
Contato: contato@bellitalia.org.br ou telefone 11 2534-8294 após às 14h. 

  • Nos acompanhe nas redes sociais:
instagram: @bellitaliasbc
facebook: bellitalia.linguaecultura
linkedin: Bell´Italia Lingua e Cultura
Por Associação Bell´Italia 24 de abril de 2019
Festa della Liberazione, 25 de abril
Por Associação Bell´Italia 17 de abril de 2019

A cidade de Montese, na Itália ,  faz fronteira com as províncias de Modena e de Bolonha, na região de  Emilia Romagna, é conhecida por ser cenário de uma importante batalha na Segunda Guerra Mundial.

A Batalha de Montese aconteceu no final da Segunda Guerra Mundial, nos dias 14 e 17 de abril de 1945, sendo parte da Ofensiva Aliada final da Campanha na Itália, sendo de um lado os pracinhas brasileiros da FEB, junto com alguns tanques da Divisão Blindada Norte-Americana e outras tropas do 14º Exército Alemão.

Segundo informações do site Ministério da Defesa, “De acordo com o general da reserva do Exército, Luiz Eduardo Rocha Paiva, a Vila de Montese foi a parte mais significativa da ação brasileira. "O ataque começou às 9h35, do dia 14 de abril de 1945, feito pelo 11º Regimento de Infantaria de São João Del Rei, e se prolongou até as 15 horas. Para ele, a conquista de Montese é significativa porque rompeu as linhas inimigas “Gótica” e “Gengis Khan”, permitindo que os aliados cercassem 148ª Divisão e aprisionando cerca de 21 mil homens.

 Apesar da vitória, a Batalha de Montese foi uma das mais sangrentas da história das Forças Armadas, com mais de quatrocentas baixas (mortos e feridos). A topografia favorecia o defensor alemão, que ocupava posição dominante no terreno. Outro fator relevante foi a forte resistência alemã, por causa da importância estratégica da área. Eles reagiram minando campos, e por contra-ataques com blindados, bombardeios e morteiros."

Os soldados brasileiros venceram sobre os alemães e libertaram a cidade em 17 de abril de 1945, o acontecimento de liberação de Montese recebeu o nome de “Ofensiva da Primavera .

Por Associação Bell´Italia 18 de fevereiro de 2019

Na última quinta-feira (14.02.2019), assinado na Prefeitura de São Bernardo do Campo, pelo prefeito Orlando Morando, e em seguida no Consulado Geral da Itália, em São Paulo, o acordo de participação para concessão de bolsas de estudos no idioma italiano para professores da rede pública municipal.

O prefeito Orlando Morando, assinou o Acordo de Cooperação juntamente com a Secretária de Educação, Silvia Donnini e o apoio do Secretário da Cultura Adalberto Guazzelli, para a capacitação de cerca de 30 professores da rede pública municipal do programa “Educar Mais”, para o ensino do curso de língua, linguagem e cultura italiana para os alunos entre 5 e 10 anos de idade.

Com o apoio do Consulado da Itália em São Paulo e totalmente custeado pela Associação Bell’Italia Língua e Cultura, de São Bernardo do Campo, a qual irá auxiliar no desenvolvimento dos materiais de ensino e treinamento aos professores da rede municipal. As aulas terão duração de 180 horas.

Em seguida a assinatura do acordo foi realizada na sede do Consulado Geral italiano, em São Paulo, contou com a presença do Cônsul Geral da Itália, Min. Filippo La Rosa, o Sottosegretario agli Esteri On. Guglielmo Picchi, o Embaixador Min. Antonio Bernardino e a Presidente da Associação Bell´Italia, Sonia Maria Galuchi.

Representando a Secretária de Educação, estava presente, Celso Ricardo Silva. Na assinatura também estavam as presenças especiais de Augusto Bellon, João e Gisele Gazinhato.

Por Associação Bell Italia 14 de janeiro de 2019

Atualmente cerca de 65 milhões de pessoas no mundo falam italiano. É o idioma oficial nos países como Itália, San Marino, Cidade do Vaticano e Suíça. E é o segundo idioma na Ilha de Malta, Eslovênia e Croácia.

Existe cerca de 18 diferentes dialetos na Itália. O idioma italiano, assim como o português tem sua origem a partir do latim, possuindo algumas semelhanças entre os dois idiomas.


Por que estudar italiano?


  • Língua e Cultura: A Itália é um país com um vasto patrimônio natural e cultural, a civilização italiana é uma das mais ricas da Europa e possui excepcionais artistas como Michelangelo, Raphael e Leonardo da Vinci.


  •  Viajar: Conhecer suas obras de arte, monumentos históricos, visitar pequenas e charmosas cidades e contemplar belíssimas paisagens como os lagos italianos, montanhas, museus, cidades medievais e vivenciar e sentir toda a história do país. Visitar o Coliseu em Roma, passear pela cidade da moda e design em Milão, entre outras belas cidades como Verona, Florença e regiao da Toscana.

  • Gastronomia: Uma das mais influentes e saborosas, a culinária italiana conta com várias especialidades, além do risoto, tiramisu, spaghetti, gnocchi entre tantas outras.

  • Origens da família: No Brasil cerca de 30 milhões de pessoas possuem ascendência italiana, quase 15% da população brasileira possui antepassados italianos. É um dos países com maior número de descendentes italianos no mundo. Na cidade de São Bernardo do Campo, os primeiros imigrantes italianos chegaram no ano de 1877. Aprender o italiano, é muitas vezes entrar em contato com a história da própria família.

  • Reconhecer a cidadania italiana: A cidadania italiana é um direito por sangue e atualmente para o reconhecimento da cidadania não é exigido o conhecimento no idioma e cultura italiana, mas muito tem se falado em, futuramente, exigir um certificado de conhecimento em um nível a ser estabelecido. Afinal ser cidadão italiano e não dominar o idioma, é o mesmo que ser cidadão brasileiro e não falar o português. Além disto, dominar o idioma pode auxiliar aqueles que pretendem viajar para a Itália, a fim de efetuar o processo de reconhecimento da cidadania, sendo por conta própria ou com um assessor.

Quer aprender o idioma? Matrículas abertas, com início das aulas em março de 2019. Entre em contato conosco.

Associação Bell ´Italia – Língua e Cultura Italiana
www.bellitalia.org.b r

instagram: @bellitaliasbc
facebook: bellitalia.linguaecultura

Mais Posts
Por Associação Bell´Italia 24 de abril de 2019
Festa della Liberazione, 25 de abril
Por Associação Bell´Italia 17 de abril de 2019

A cidade de Montese, na Itália ,  faz fronteira com as províncias de Modena e de Bolonha, na região de  Emilia Romagna, é conhecida por ser cenário de uma importante batalha na Segunda Guerra Mundial.

A Batalha de Montese aconteceu no final da Segunda Guerra Mundial, nos dias 14 e 17 de abril de 1945, sendo parte da Ofensiva Aliada final da Campanha na Itália, sendo de um lado os pracinhas brasileiros da FEB, junto com alguns tanques da Divisão Blindada Norte-Americana e outras tropas do 14º Exército Alemão.

Segundo informações do site Ministério da Defesa, “De acordo com o general da reserva do Exército, Luiz Eduardo Rocha Paiva, a Vila de Montese foi a parte mais significativa da ação brasileira. "O ataque começou às 9h35, do dia 14 de abril de 1945, feito pelo 11º Regimento de Infantaria de São João Del Rei, e se prolongou até as 15 horas. Para ele, a conquista de Montese é significativa porque rompeu as linhas inimigas “Gótica” e “Gengis Khan”, permitindo que os aliados cercassem 148ª Divisão e aprisionando cerca de 21 mil homens.

 Apesar da vitória, a Batalha de Montese foi uma das mais sangrentas da história das Forças Armadas, com mais de quatrocentas baixas (mortos e feridos). A topografia favorecia o defensor alemão, que ocupava posição dominante no terreno. Outro fator relevante foi a forte resistência alemã, por causa da importância estratégica da área. Eles reagiram minando campos, e por contra-ataques com blindados, bombardeios e morteiros."

Os soldados brasileiros venceram sobre os alemães e libertaram a cidade em 17 de abril de 1945, o acontecimento de liberação de Montese recebeu o nome de “Ofensiva da Primavera .

Por Associação Bell´Italia 18 de fevereiro de 2019

Na última quinta-feira (14.02.2019), assinado na Prefeitura de São Bernardo do Campo, pelo prefeito Orlando Morando, e em seguida no Consulado Geral da Itália, em São Paulo, o acordo de participação para concessão de bolsas de estudos no idioma italiano para professores da rede pública municipal.

O prefeito Orlando Morando, assinou o Acordo de Cooperação juntamente com a Secretária de Educação, Silvia Donnini e o apoio do Secretário da Cultura Adalberto Guazzelli, para a capacitação de cerca de 30 professores da rede pública municipal do programa “Educar Mais”, para o ensino do curso de língua, linguagem e cultura italiana para os alunos entre 5 e 10 anos de idade.

Com o apoio do Consulado da Itália em São Paulo e totalmente custeado pela Associação Bell’Italia Língua e Cultura, de São Bernardo do Campo, a qual irá auxiliar no desenvolvimento dos materiais de ensino e treinamento aos professores da rede municipal. As aulas terão duração de 180 horas.

Em seguida a assinatura do acordo foi realizada na sede do Consulado Geral italiano, em São Paulo, contou com a presença do Cônsul Geral da Itália, Min. Filippo La Rosa, o Sottosegretario agli Esteri On. Guglielmo Picchi, o Embaixador Min. Antonio Bernardino e a Presidente da Associação Bell´Italia, Sonia Maria Galuchi.

Representando a Secretária de Educação, estava presente, Celso Ricardo Silva. Na assinatura também estavam as presenças especiais de Augusto Bellon, João e Gisele Gazinhato.

Por Associação Bell Italia 14 de janeiro de 2019

Atualmente cerca de 65 milhões de pessoas no mundo falam italiano. É o idioma oficial nos países como Itália, San Marino, Cidade do Vaticano e Suíça. E é o segundo idioma na Ilha de Malta, Eslovênia e Croácia.

Existe cerca de 18 diferentes dialetos na Itália. O idioma italiano, assim como o português tem sua origem a partir do latim, possuindo algumas semelhanças entre os dois idiomas.


Por que estudar italiano?


  • Língua e Cultura: A Itália é um país com um vasto patrimônio natural e cultural, a civilização italiana é uma das mais ricas da Europa e possui excepcionais artistas como Michelangelo, Raphael e Leonardo da Vinci.


  •  Viajar: Conhecer suas obras de arte, monumentos históricos, visitar pequenas e charmosas cidades e contemplar belíssimas paisagens como os lagos italianos, montanhas, museus, cidades medievais e vivenciar e sentir toda a história do país. Visitar o Coliseu em Roma, passear pela cidade da moda e design em Milão, entre outras belas cidades como Verona, Florença e regiao da Toscana.

  • Gastronomia: Uma das mais influentes e saborosas, a culinária italiana conta com várias especialidades, além do risoto, tiramisu, spaghetti, gnocchi entre tantas outras.

  • Origens da família: No Brasil cerca de 30 milhões de pessoas possuem ascendência italiana, quase 15% da população brasileira possui antepassados italianos. É um dos países com maior número de descendentes italianos no mundo. Na cidade de São Bernardo do Campo, os primeiros imigrantes italianos chegaram no ano de 1877. Aprender o italiano, é muitas vezes entrar em contato com a história da própria família.

  • Reconhecer a cidadania italiana: A cidadania italiana é um direito por sangue e atualmente para o reconhecimento da cidadania não é exigido o conhecimento no idioma e cultura italiana, mas muito tem se falado em, futuramente, exigir um certificado de conhecimento em um nível a ser estabelecido. Afinal ser cidadão italiano e não dominar o idioma, é o mesmo que ser cidadão brasileiro e não falar o português. Além disto, dominar o idioma pode auxiliar aqueles que pretendem viajar para a Itália, a fim de efetuar o processo de reconhecimento da cidadania, sendo por conta própria ou com um assessor.

Quer aprender o idioma? Matrículas abertas, com início das aulas em março de 2019. Entre em contato conosco.

Associação Bell ´Italia – Língua e Cultura Italiana
www.bellitalia.org.b r

instagram: @bellitaliasbc
facebook: bellitalia.linguaecultura

Show More
Share by: